Blog

Urna eletrônica é realmente confiável?

  • Domingos Nunes
  • 03/10/2018
  • Blog

urna eletronica confiavel

A confiabilidade da urna eletrônica é motivo de denuncia por parte de candidatos e o TSE garante que a urna é segura. Mas será que é mesmo? Vamos entender melhor a calculadora que conta voto.

Acho que você já sabe, somos o único pais do planeta terra que temos votação 100% digital com apuração em até 3 horas. E nem somos país de primeiro mundo pra isso. Países como Canada, Estados Unidos e Japão nem pensam numa calculadora com memoria para armazena seus votos.

O software

Assim como o computador ou seu celular, a urna eletrônica precisa de um programa para deixa-la inteligente, ou seja, dá vida a ela. Esse programa é o Sistema Operacional, no seu celular é o Android e seu notebook Windows.  Até 2008 o sistema operacional era o do Microsoft, o Windows. Mas o TSE resolveu mudar com alegação de economia de 4 milhões. Fizeram uma versão de Linux para rodar na calculadora que conta voto, desculpas, na urna. Como o sistema Linux é licença gratuito, o governo não paga para usar.

Quem fiscaliza

O desenvolvimento e testes são fiscalizados pelo Ministério Publico Federal, OAB e Partidos. O código fica disponível para esses órgãos ate 20 dias antes das eleições, gerado umas hashes.

Segurança das urnas eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral em 2009 desafiou hackers a invadir a urna eletrônica, as pois restrições. Durante 4 dias 20 especialistas fuçaram e não conseguiram acessar ou fraudar o sistema da urna. Segundo os especialistas se eles tivessem acesso total a urna seria mais fácil invadir do que tomar doce de uma criança.

Invasão pela internet a urna eletrônica

Quando você vê ou ouve no rádio jornalista dizendo que a urna é 100% ou 1.000% segura pois não tem conexão com a internet eles estão certos. É obvio que se ela não esta conectada da internet, logo não é possível acessa-la pela internet.  Programas instalados na própria urna ou no sistema de apuração.

Existe um vírus que altera o código de barra de boleto no momento em que você vai pagar o boleto pelo computador, pois é, pode ocorrer o mesmo na urna.

Jornalista, deixem de serem bobos, não existe equipamentos eletrônico seguro.

E ai?

Bom seguro ela não é, mas se existe fiscalização rígida e auditoria é possível que ela não seja fraudada. Mas aí já é quase impossível alguém saber como funciona essa auditoria.

Veja também:

CNH Digital no Piaui

#eleicoes2018 #urnaeletronica #eleicoes #testeurnaeletronica

Quero saber sua opinião