Blog

O que é Programação Neurolinguística – PNL

  • Domingos Nunes
  • 15/04/2023
  • Blog

O que é Programação Neurolinguística – PNL

Programação Neurolinguística PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica criada para entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos. O método é uma maneira de estudar os processos e organizações mentais para entender os comportamentos, mindset e ações individuais.

A PNL busca entender as relações entre os processos neurológicos, a linguagem que usamos e as atitudes que tomamos

Quem criou a PNL

Richard Bandler e John Grinder são os criadores da Programação Neurolinguística (PNL).

A PNL surgiu em meados dos anos 70 na Universidade da Califórnia. Bandler era estudante de psicologia e Grinder era professor de linguística.

Tudo começou com um grupo de estudos de terapia que Bandler criou voltada a Gestalt-Terapie. O professor responsável alocado para o grupo foi Grinder

Qual o objetivo da PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica criada para entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos. A função da PNL é justamente a de fazer uso de técnicas para atingir objetivos.

Entre os benefícios da PNL estão: ampliação do autoconhecimento, aumento da autoestima e autoconfiança, maior assertividade na definição de metas e objetivos, novos resultados e aprendizados, desenvolvimento de inteligência emocional, ação e aprendizado com maior eficácia, mudança de padrões de pensamento e de ação e superação de medos e traumas

Quais são as técnicas da PNL

Existem diversas técnicas de PNL que podem ser utilizadas para atingir objetivos e mudar comportamentos. Algumas das principais técnicas de PNL são:

  • Ancoragem: consiste em treinar o sujeito a utilizar uma espécie de âncora, a fim de fixar estados emocionais em momentos vivenciados pelo sujeito — sempre trazendo com ela fundamentos encorajadores e positivos.
  • Reforço positivo: busca incentivar e recompensar os comportamentos que julgar positivos.
  • Rapport: criação de uma relação de confiança e cooperação com o interlocutor.
  • Metáfora: utilização de figuras de linguagem para ajudar o interlocutor a compreender melhor o que está sendo dito.
  • Modalidades e submodalidades: constituem os elementos mais básicos do ser humano e se referem à audição, visão, tato, paladar e olfato.

Como a PNL pode ser aplicada

A PNL pode ser aplicada em diversas áreas, como vendas, liderança, comunicação e relacionamentos pessoais e profissionais.

Através de técnicas específicas, é possível identificar modelos mentais e comportamentais que possam estar limitando o indivíduo e trabalhá-los para que ganhem um novo significado.

Além disso, a PNL pode ser utilizada para melhorar a autoestima e autoconfiança, superar medos e fobias, melhorar a comunicação interpessoal e desenvolver habilidades de liderança

Quem pode fazer o uso da PNL





Qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre a metodologia pode fazer o curso de PNL.

A técnica é ampla e muito flexível, podendo ser aplicada em contextos diversos, contribuindo com objetivos dos mais variados, desde curar fobias a empreendedores.

O practitioner é aquele que aplica o PNL no cliente e deve ser um profissional certificado.

Quais são os benefícios da PNL

A PNL pode trazer diversos benefícios para a vida das pessoas. Alguns deles são:

Busca constante e profunda de autoconhecimento;

Fortalecimento da autoestima e autoconfiança;

Desenvolvimento da inteligência e maturidade emocional;

Elaboração de um mindset positivo;

Efeitos benéficos nas relações interpessoais.

Quero saber sua opinião