A Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica criada para entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos. O método é uma maneira de estudar os processos e organizações mentais para entender os comportamentos, mindset e ações individuais.
A PNL busca entender as relações entre os processos neurológicos, a linguagem que usamos e as atitudes que tomamos
Richard Bandler e John Grinder são os criadores da Programação Neurolinguística (PNL).
A PNL surgiu em meados dos anos 70 na Universidade da Califórnia. Bandler era estudante de psicologia e Grinder era professor de linguística.
Tudo começou com um grupo de estudos de terapia que Bandler criou voltada a Gestalt-Terapie. O professor responsável alocado para o grupo foi Grinder
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica criada para entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos. A função da PNL é justamente a de fazer uso de técnicas para atingir objetivos.
Entre os benefícios da PNL estão: ampliação do autoconhecimento, aumento da autoestima e autoconfiança, maior assertividade na definição de metas e objetivos, novos resultados e aprendizados, desenvolvimento de inteligência emocional, ação e aprendizado com maior eficácia, mudança de padrões de pensamento e de ação e superação de medos e traumas
Existem diversas técnicas de PNL que podem ser utilizadas para atingir objetivos e mudar comportamentos. Algumas das principais técnicas de PNL são:
A PNL pode ser aplicada em diversas áreas, como vendas, liderança, comunicação e relacionamentos pessoais e profissionais.
Através de técnicas específicas, é possível identificar modelos mentais e comportamentais que possam estar limitando o indivíduo e trabalhá-los para que ganhem um novo significado.
Além disso, a PNL pode ser utilizada para melhorar a autoestima e autoconfiança, superar medos e fobias, melhorar a comunicação interpessoal e desenvolver habilidades de liderança
Qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre a metodologia pode fazer o curso de PNL.
A técnica é ampla e muito flexível, podendo ser aplicada em contextos diversos, contribuindo com objetivos dos mais variados, desde curar fobias a empreendedores.
O practitioner é aquele que aplica o PNL no cliente e deve ser um profissional certificado.
A PNL pode trazer diversos benefícios para a vida das pessoas. Alguns deles são:
Busca constante e profunda de autoconhecimento;
Fortalecimento da autoestima e autoconfiança;
Desenvolvimento da inteligência e maturidade emocional;
Elaboração de um mindset positivo;
Efeitos benéficos nas relações interpessoais.