Os anos 90 a briga entre os navegadores eram acirradas e browse da Microsoft levava maior parte da fatia de mercado.
Com a nova atualização o navegador Edge pretende aumentar sua fatia de mercado que hoje é do browser Google Chrome com 65,7% do mercado, segundo estatísticas do StatCounter.
O Microsoft Edge é Chromium assim como o Google Chrome, o que torna os dois parecido em compatibilidade e experiencia em navegação. Quem é desenvolvedor deve lembrar que antes, quando o Microsoft Internet Explorer existia, tinha que fazer um site para o navegador da Microsoft e outro para o navegador o Google, Firefox e outros.
O que o Chromium?
O Chromium é um projeto de software livre desenvolvido pela Google e por uma comunidade de colaboradores que visa criar um navegador da web de código aberto e um conjunto de tecnologias relacionadas. Ele serve como a base para muitos dos principais navegadores da web disponíveis atualmente, incluindo o Google Chrome, o Microsoft Edge e o Opera.
O Edge tem integração com o ChatGPT da OpenAI?
Hoje março de 2023, quando estou escrevendo esse artigo, o mas o navegador Edge não tem integração direta com o ChatGPT. O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial criado pela OpenAI, e geralmente é acessado por meio de aplicativos ou sites que implementam a tecnologia de conversação em suas plataformas. Embora o navegador Edge possa ser usado para acessar esses aplicativos e sites, ele não tem uma integração direta com o ChatGPT em si.
Mas a Microsoft promete em breve ter integração com ChatGPT.
Por que usar o Microsoft Edge?
Segundo a Microsoft, o Edge é mais seguro do que o Google Chrome para Windows, pois Microsoft Edge inclui Microsoft Defender SmartScreen que a identificar sites suspeitos que podem apresentar ataques de phishing ou malware, o que é necessário para você ter um bom proveito e confiança na navegação.
Fornece melhor controle sobre como seus dados são rastreados à medida que você navega na Web. Ele fornece três níveis de prevenção de rastreamento.
Qual é mais leve?
O hoje é comum manter várias janelas abertas, logo, o navegador tem que ser leve para não consumir memória do dispositivo: celular e notebook. Segundo o site da bitcatcha, o Microsoft Edge é o mais leva.
Veja também: