Um empreendedor de sucesso é uma pessoa que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. Ele é aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. O empreendedor é criativo, inovador, arrojado, estratégico, determinado e busca o sucesso de seu empreendimento.
De modo geral, um empreendedor é um agente transformador do meio através de suas ideias. Além disso, uma das principais características do empreendedor é a capacidade de identificar novas oportunidades e agarrá-las. Outras características incluem ser criativo, inovador, arrojado, estratégico e determinado
Para começar seu próprio negócio, você pode seguir algumas etapas básicas. Primeiro, pesquise sobre o tipo de negócio que deseja montar e utilize a ferramenta do Plano de Negócios para ajudá-lo a estruturar suas ideias.
Em seguida, faça um teste simples e parta para a realidade: monte o espaço físico e virtual do negócio.
Além disso, é importante formalizar seu negócio abrindo sua empresa através do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)2. Você pode contar com auxílio de um contador para ajudá-lo a identificar o tipo de empresa adequado para a sua atividade
Existem várias maneiras de encontrar investidores para o seu negócio. Uma delas é procurar por investidores anjo, que são pessoas físicas que investem em empresas em estágio inicial.
Outra opção é buscar por aceleradoras e incubadoras de empresas, que oferecem suporte financeiro e estratégico para startups. Além disso, você pode procurar por fundos de investimento e venture capital que investem em empresas em estágio inicial ou em crescimento
Aceleradoras e incubadoras de empresas são organizações que oferecem suporte financeiro e estratégico para startups e empresas em estágio inicial. As aceleradoras geralmente oferecem um programa de aceleração que dura alguns meses e inclui mentoria, treinamento e networking com outros empreendedores e investidores.
Já as incubadoras são organizações que oferecem espaço físico para as empresas trabalharem, além de suporte financeiro e estratégico. Ambas as organizações podem ajudar a sua empresa a crescer e se desenvolver.
As principais diferenças entre aceleradoras e incubadoras são o foco e o tempo de duração do programa. As aceleradoras geralmente têm um foco mais específico em um setor ou tipo de empresa e oferecem um programa de aceleração que dura alguns meses.
O objetivo é ajudar as empresas a crescerem rapidamente e se prepararem para receber investimentos. Já as incubadoras geralmente têm um foco mais amplo e oferecem suporte financeiro e estratégico por um período mais longo, geralmente de um a três anos. O objetivo é ajudar as empresas a se estabelecerem e crescerem de forma sustentável
Eu imagino que sim, outras talvez não. Não fique desanimado, é comum e extremamente normal.
Faça uma lista das características que você já tem e outra das quais precisar desenvolver e trabalhe nas duas: foque nas características que já tem e não esqueça daquelas que precisa desenvolver.
O próximo passo é identificar alguém que você admira e que deseja se espelhar. A Programação Neurolinguística te ajudar nesse desenvolvimento, veja como você pode modelar as atitudes daquela pessoa empreendedora em vocês. E sucesso!