Blog

Planos para o ano novo que tenha todas as áreas

  • Domingos Nunes
  • 15/12/2016
  • Blog

Como se planejar de forma eficiente para o Ano Novo envolvendo todas as áreas da vida.

O ano já está terminando e logo chega um ano novo, sempre cremos que ano novo traz vida nova. Esperamos que os primeiros raios do sol do dia 1 de janeiro nos renove. Essa expressão em japonês chama se hinode. Mas afinal, se não fizermos planos, será que adianta tanta esperança?

O futuro é de quem planeja e compre os planos, tudo que temos ao nosso lado foi planejado, nada é criado pelo acaso. A vida pessoal também deve ser planejada, como passar num concurso, entrar numa faculdade ou concluir, a compra de um veículo. E até mesmo um relacionamento.

Durante 5 anos estudei planejamento pessoal e hoje faço abrangendo todas as áreas de minha vida. O que adianta você ser bem sucedido profissionalmente se não cuida da espiritualidade ou do social.

O planejamento desenvolvido envolve 6 áreas de nossa vida:

  • Profissional;
  • Financeiro;
  • Espiritual;
  • Familiar;
  • Mente/Corpo;
  • Social.

 

Profissional

No profissional você vai planejar sua profissão, passar num concurso, fazer uma MBA, faculdade, alcançar o cargo de gerente, atingir a meta da empresa. Coloque tudo num papel de depois passar para um computador.

Financeiro

A compra de um carro, reforma da casa ou até mesmo a compra dela, quanto vai precisar para viagem de férias, comprar um celular novo. Faça uma planilha e sempre fique vendo e reorganizando.

Espiritual

Participar das missas ou culto. Aqui não é apenas uma obrigação de sair de casa e ir até a igreja, mas um envolvimento espiritual, onde exija de você um compromisso com a fé, com Deus.

Familiar

Tudo de atenção e cuidado com a família, como brincar todos os dias com o filho, ir ao parque aos sábados, fazer o jantar com a esposa, visitar os pais.

Mente e Corpo

Aqui é só você. Sua mente e seu corpo. Fazer uma academia 3x na semana, correr ou caminhar todos os dias, fazer ioga. Tem ir ao show do seu cantor favorito, ouvir a músicas favoritas e cantarolar, ler os livros que sempre quis ler. Fazer uma viagem, fazer rapel ou outro esporte radical. São coisas suas, aqui não entra ninguém, a não ser que seja importante para você. Exemplo uma viagem ficar bem melhor se você tiver ao lado de quem ama.

Social

Falei com os vizinhos, saiba os nomes deles, os contatos. Alguém está doente, procure ajudar. Se envolva com a comunidade, tenha um trabalho voluntario. Seja coordenador do grupo de sua igreja.

Como gerenciar tudo isso e pegar os planos desse ano para ajudar no próximo.

Nada adianta você fazer tudo isso e no dia 31 de janeiro ter perdido tudo. Usa ferramenta da tecnologia para ti ajudar.

Não sei se você já ouviu falar de Mapa Mental, uma forma de organizar suas ideias que não é em lista, mas da forma como eles surgem. Tem um software gratuito chamado XMind  Baixe o programa para você fazer o seu mapa mental .

Aproveitando, guarde num local onde mesmo o notebook queimando você não o perda, sugiro que use discos virtuais com Google Drive e Microsoft OneDrive ou outros.

Feito os planos, e agora?

O ideal é visualiza toda semana, para não cair em esquecimento. Se tiver alguém com quem compartilhar é melhor, chame o e apresente a ele.

Bons planos

Deixe seu comentário abaixo.

Quero saber sua opinião