A internet hoje é necessária para nas residências tão quanto energia e agua. Se você para estudar, trabalhar ou se comunicar com a família.
Mas a pergunta é. Como ter uma internet boa sem dor de cabeça?
Depois da pandemia quem não tinha internet na residência, teve que colocar seja pelos estudos ou trabalho.
Com a tecnologia fibra optica e as redes FTTH GPON o custo para ter uma internet fibra optica em casa ficou acessível. E permitiu oferecer planos de banda larga grandes a partir de 100 Megabyte.
Com isso é possível assistir vídeos em streaming em vários dispositivos, usar redes sociais enquanto o pai trabalha no Home Office.
Tudo é possível com um plano de 100Megabyte?
Sim é possível.
Mas então por que toda semana eu ligo para meu provedor de acesso reclamando de internet lenta?
O que tenho percebi que nem sempre o problema é internet lenta, mas configurações, equipamentos (roteador ou celular, TV, etc.), conhecimento do usuario para saber onde está o problema.
A verdade, é que é muita tecnologia para pouco ou quase nenhum conhecimento sobre os equipamentos. Esse conhecimento falta do usuario e/ou do tecnico de seu provedor.
Com isso, o cliente ficar trocando de provedor 3 vezes ao ano, até ele culpar a internet no Brasil.
Mas o que realmente falta.
Gestão.
É aí onde entra um TI (resumindo, o cara que tem conhecimento avançado em Tecnologia da Informações.).
Geralmente é um profissional formado e com experiência que pode ajudar o cliente a ter uma rede mais robusta e segura. Evitando o estresse do cliente ficar brigando com provedor de acesso. Permitindo ter melhor proveito da internet e suas tecnologias.
Casa Inteligente – Smarthome
Quando se fala de casa inteligente, é primordial ter a consultoria de um TI para oferecer a segurança, planejamento e configurações dos equipamentos.
Talvez, você se encaixa em algumas ou quase todas as situações aqui apresentadas, então, gasta mais um pouco para não ter estresse, consulta um profissional de TI e tenha mais proveito de sua internet e da tecnologia.
Afinal, o que adiante gastar para não ter proveito?
Veja também: