Blog

Memória – técnica memorização mnemônica

  • Domingos Nunes
  • 04/07/2017
  • Blog

Aprenda a guardar informações com técnica de memorização de campeões de memória chamada de mnemônica.

técnica memorização mnemônica - memória

Já  pensou em memoriza uma lista de objetos com facilidade independentemente da quantidade e a guardar na memória para sempre. É o que você vai aprender aqui técnica melhorar sua memória.

Não existe memória fraca, como muitos dizem para você, existe memoria destreinada e como ela é destreinada quando precisar dela não vai te atender.

Vamos utilizar uma técnica chamada de mnemônica, segundo o significado da palavra é um auxílio a memória. Eu não acho que o significado faça você entender a palavra mnemônica. Imagine você pegar uma agulha com uma linha. Você pega um cesto de frutas a passa a agulha com a linha e enfileira todas as frutas passando a agulha com a linha por dentro delas. Agora imagine todas as frutas enfileiradas. É isso que vamos fazer com a mnemônica.

Atenção, Observação e Associação.

Para a mente conseguir armazenar as informações, guardar e ser resgatada com facilidade você deve da atenção ao que está fazendo. Por que você as vezes está com a caneta por trás da orelha e fica procurando a caneta. Não deu atenção ao colocar a caneta na orelha.

Atenção dá para lembrar, mas em 3 semanas não vai lembrar que a caneta era azul, da marca Zulex. Você não observou a caneta.

Essa informação da caneta na sua orelha não será lembrada em 250 dias ou em 4 anos. Não foi associada. Você colocou a caneta no dia 7 de setembro, caneta azul, marca Zulex. Se você associar que a independência do Brasil foi assinada com essa caneta, possivelmente nunca esquecera a data, a cor e onde ela estava.

Então você já sabe que temos que ter atenção, observação e associação para memorização.

Quanto mais exagerada e ridículos melhor para memória.

Num domingo à tarde você está sendo na porta de sua casa conversando com seu melhor amigo e naquele momento acontecer uma pequena batida entre dois carros. Os dois motoristas descem vêm que não foi quase nada e os dois seguem. Pergunto. Você irar lembra dessa batida daqui a 2 anos? Possivelmente não.

Agora se a batida fosse com dois carros, onde um dele virasse, pessoas corresse gritando para socorrer, a vítima chorasse bem alto. Acredito que esse acidente seria lembrado por ti por muitos anos. Essa é uma cena exagerada.

Você está no transido e você é ultrapassado por um carro, mas sabe quem está dirigindo o carro: um cachorro. Você vai passar anos contando essa história. Seus netos vão enjoar de ouvi-la.

Tente memorizar a lista a seguir de 20 palavras.

GATO – RADIO – CADEIRA – MINHOCA – COMPUTADOR – PEIXE – GARRAFA – ESCOVA – CANETA – JACARÉ – LIVRO – SABÃO – RATO – CAMA – TELHA – FOTO – BALANÇA – CABALO – CAMISOLA – PERU

Memorize e tente guardar essas informações para um longo tempo. Consegue?

Vamos plicar a técnica mnemônica de memorização. Vamos criar uma estória, fazer relação entre os objetos, exagerar e ridiculariza-los.

Crie um filme na estória, você é o autor, não tenho medo de deixa-la engraçada ou assustadora.

Treine

Vou passar uma lista de 20 palavras e você vai guardar essa lista por muito tempo.

RÁDIO – TELEFONE – VESTIDO – PÃO – AEROPLANO – CADEIRA – FLOR – LÁPIS – LÂMPADA – CAVALO – JANELA – CORTINA – ÁRVORE – XÍCARA – PERFUME – VASO – PINTURA – OVO – LIVRO – CHAPÉU

Um RADIO enorme começa a fazer um barulho, do nada sai uma AERONAVE de dentro dele. Ela tem um LAMPADA muito forte que ilumina uma ARVORE azul, encostado na arvores está a PINTURA de mona lisa atendendo o TELEFONE. O fio do telefone está amarrado numa cadeira grande, que tem um CAVALO sentado nela. O cavalo tem um XÍCARA na mão. Dentro da xícara tem um OVO e nasce um VESTIDO de dentro do ovo. O vestido voa sendo carregado pela FLOR, a flor bate em um JANELA que se quebra e exala um PERFUME mais cheiroso que você já viu. O perfume derrama num LIVRO. Em cima do livro tem um PÃO de 1 metro. Você pega o pão para comer e tem um LÁPIS dento. Puxa o lápis e sai uma CORTINA de dentro de sua boca. Amarrado no vestido vem um VASO cheio de c… para não sentir o cheiro você coloca um CHAPÉU em cima.

Legal né? Deu para memorizar? Simples assim. Agora é treino. Vou deixar uma lista para você treinar.

OVO – PANQUECA – BICICLETA – PEIXES – SAL – CHAVE – GUARDA ROUPA – BANANA – ÓCULOS – LÁPIS – CADEIRA – ARMÁRIO – VENTILADOR – AVIÃO – FLORESTA – CELULAR – FEIJÃO – RELÓGIO – CAMISETA – TV

Essa é uma das técnicas usadas por campeões de memorização. E como toda técnica para ficar automatizada no cérebro precisa de muito treino.

Memorize a lista de compra, lista de presente e qualquer lista.

Bons treinos.

Leia também 11 truques para fortalecer seus laços de amizades

Quero saber sua opinião

  • adds1
  • hinode domingos nunes online